Carreira & Finanças

Emily em Paris: 10 lições para a sua carreira

Não há dúvida de que a série Emily em Paris, da Netflix, foi uma das mais polêmicas desde o lançamento da primeira temporada em 2020. A pandemia do Covid-19, que tem obrigado as pessoas a passarem mais tempo em casa, fez com que a produção chamasse mais atenção do que normalmente faria por conta do retrato superficial da cultura francesa e do trabalho de marketing. E isso alavancou críticas pesadas de todos lados.

Acontece que, problemas à parte, o seriado traz alguns insights interessantes sobre carreira, que podem inspirar profissionais de diversas áreas em sua jornada. O enredo conta a história de Emily Cooper (Lily Collins), uma executiva de marketing que tem a oportunidade de trabalhar em Paris durante um ano. A ideia é mostrar à nova empresa do grupo em que trabalha a visão americana de negócios, mas a protagonista acaba experimentando um novo estilo de vida.

A série acompanha o dia a dia de Emily, mostrando a dificuldade de adaptação à nova cultura e as aventuras que vivencia na vida pessoal e profissional em solo francês. Tudo registrado pela personagem em sua conta do Instagram @emilyinparis. Com uma visão muito simplificada dessa troca cultural, é uma série que cumpre seu objetivo de entreter sem exigir muita reflexão. 

O que você pode aprender com Emily em Paris, afinal? (contém spoilers)

Emily em Paris traz uma mistura do jeito americano de trabalho com a visão europeia, gerando bons aprendizados para quem lança um olhar mais atento à narrativa. A seguir, listamos as 10 principais lições das duas temporadas já lançadas da série.

1. Sua comunicação deve estar alinhada ao perfil da marca

Um dos primeiros problemas enfrentados por Emily é convencer um dos principais clientes da agência, o estilista Pierre Cadault, de que é apta para cuidar de sua marca. E a primeira reação de Pierre é reforçar que sua empresa precisava de uma visão francesa, não de uma americana. Apesar de profissionais de comunicação serem treinados para construir a voz da empresa de acordo com o perfil dela, o cliente estava coberto de razão.

A marca de luxo era conhecida por ser francesa, isso faz parte do DNA dela a ponto de ser reconhecida pelo público por essa característica. A comunicação, portanto, deve estar sempre alinhada com isso para garantir que a marca seja congruente com sua personalidade e sua história. Isso é essencial para diferenciá-la das outras e garantir que seja fiel à sua identidade.

2. Não tenha medo de inovar

O mundo está em constante mudança, sendo bastante comum que processos, produtos e serviços bem-sucedidos anteriormente já não apresentem mais os mesmos resultados. É importante ficar atento a isso no seu dia a dia e sempre buscar alternativas para melhorar o trabalho e atender às novas necessidades do mercado. É essencial, portanto, observar as tendências e ver como se beneficiar delas.

Isso fica bastante claro na série quando Pierre Cadault faz um desfile totalmente disruptivo e consegue um alcance maior entre os jovens, tirando a imagem de que a marca era velha. Outra situação foi quando uma empresa familiar de Champanhe criou um novo produto, o Champere, para salvar uma produção que iria para o lixo e ainda conquistar o público mais jovem.

Lembre-se: a marca pode tomar caminhos que você nunca imaginou e isso é normal. São essas ações que podem fazê-la voltar com força no mercado.

3. Use as mídias certas a favor da sua marca

As mídias sociais já provaram como podem ser importantes instrumentos de negócios quando bem utilizadas. Seja qual for seu objetivo (branding, vendas, engajamento…), atualmente não tem como uma marca (pessoal ou corporativa) ficar de fora, e foi exatamente essa visão que Emily levou à agência de Paris. Na série, as mídias sociais não eram bem aproveitadas e as empresas estavam perdendo a oportunidade de trabalhar suas marcas de forma criativa.

Naturalmente, isso deve ser feito com um bom planejamento para que esses espaços levem as marcas em direção aos objetivos definidos. Dessa forma, você não precisa estar presente em todas as mídias sociais, apenas naquelas que são importantes para seu público-alvo. Além disso, conhecer bem as pessoas que se interessam pelo que você oferece, ter uma comunicação congruente e definir objetivos para as campanhas é essencial. 

4. Tenha equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional

Trabalho é importante, mas ter um horário livre também é. Com a pressão para atingir resultados e crescer na carreira, muitas pessoas focam no trabalho e se esquecem de si. No entanto, o cuidado conosco e o tempo de lazer são o que geram experiências e conhecimentos importantes para soluções criativas no trabalho. Ter contato com coisas diferentes fará toda a diferença na sua formação como pessoa e profissional.

Além disso, é no horário de lazer que você conhece mais pessoas e, assim, cria uma rede de conexões bastante rica. Isso é fundamental não apenas para a vida social, mas também para ter bons contatos de negócios e conseguir acesso a oportunidades incríveis para sua carreira. Então, respeite seu tempo livre.

5. Saiba se vender

Você não precisa de muito tempo para vender a sua ideia a alguém, mas das palavras certas. As pessoas não têm tempo para ouvir discursos longos de vendas, por isso é essencial conhecer as próprias habilidades e pontos fortes, além de ter uma boa noção de vendas. Isso irá ajudá-lo a escolher as palavras e o tom certos para convencer alguém de que é o melhor para ajudá-las.

Não perca tempo falando muito sobre si durante uma venda, mas sobre como pode resolver os problemas ou dificuldades dos outros. Emily fazia bons pitches quando buscava parcerias para os clientes, ressaltando os benefícios que as pessoas vão ter fazendo negócios com ela. Um dos casos em que isso ficou bem visível foi quando convenceu o dono de uma rede de hotel a se reunir com um de seus clientes para criar um aroma especialmente para o empreendimento.

6. Faça dos seus clientes e amigos uma rede de contatos

A importância de um bom networking já é um discurso batido no meio corporativo. Acontece que não adianta apenas conhecer pessoas, mas identificar oportunidades para elas e se colocar como intermediadora. Se você tem clientes e amigos de diferentes nichos e especialidades, que podem participar de projetos em comum, coloque-os em contato. Veja como aproveitar o conhecimento dessas pessoas para fazer parcerias que sejam lucrativas para todos.

Ao fazer a ponte entre elas, você fica no centro das negociações, ajudando a todos e ainda se beneficiando disso. Emily estava a todo instante colocando amigos e clientes com interesses em comum nos projetos que desenvolvia, de modo que todos ao redor dela cresciam juntos. Foi graças a isso que Gabriel conseguiu um sócio para o restaurante e a empresa de Antoine Lambert desenvolveu a fragrância para a rede de hotéis americanos.

7. Ouça mais, fale menos

Se você é novo em um lugar e precisa trabalhar com novos clientes, é fundamental que primeiro conheça as “regras” do lugar e com que tipo de pessoas está lidando. E isso apenas é possível quando se observa o contexto e escuta o que as pessoas têm a dizer. Assim, você consegue se comportar de forma apropriada para a situação, e entender o que os clientes realmente precisam e esperam.

Esse foi um dos principais erros de Emily em Paris. Nos primeiros dias de trabalho, ela já bombardeava os colegas e clientes com ideias que, muitas vezes, não faziam sentido para a cultura do local ou da marca. Isso fez com que as pessoas rejeitassem as propostas dela, mesmo que fossem boas, e ainda a deixassem isolada na empresa. Uma primeira má impressão pode acabar com suas chances de sucesso em qualquer iniciativa.

8. Prepare-se bem para uma reunião com potenciais clientes

A primeira reunião com potenciais clientes é fundamental para determinar o sucesso da parceria. Então é preciso ir preparado para mostrar que é o melhor para ajudar o cliente a alcançar os objetivos. Por isso, estude o potencial cliente. Aprenda como é a cultura corporativa, confira como têm sido os resultados dele e apresente ideias para o trabalho. Esse cuidado passa maior confiança para as pessoas e dá uma prévia de como será o projeto desenvolvido por você.

É importante que as pessoas visualizem seu trabalho com elas e os resultados que vai alcançar, pois isso quebra todas as objeções e aumenta as chances de fecharem negócio. Emily era muito boa nesse sentido e sempre aparecia nas reuniões com ideias criativas e interessantes para as campanhas. Isso fez com que ela não apenas ganhasse novos clientes, mas também mantivesse os antigos.

9. Foque na solução

Erros e imprevistos podem acontecer a qualquer momento nos projetos, mas é preciso focar na solução por mais desanimador que o contexto seja. O cliente espera que você resolva os problemas que apareceram, então não adianta ficar se lamentando ou reclamando do ocorrido. Essa postura não vai mudar o que houve e ainda faz com que o cliente fique inseguro quanto ao seu trabalho.

Ao longo de todo o seriado, são várias as crises que caem nas mãos da Emily e ela sempre busca formas de contornar a situação antes de reclamar ou se desesperar. Muitas vezes, por exemplo, a protagonista busca ajuda na própria rede de contatos, sugerindo parcerias para solucionar a questão. O mais importante, entretanto, é que ela sempre se mostrou capaz de resolver a crise na frente do cliente.

10. Aproveite as oportunidades

A última lição pode até parecer óbvia, porém ainda é uma dificuldade para muitos profissionais. Ela está ligada à base da narrativa, já que o seriado acontece após Emily aceitar uma oportunidade de trabalho em outro país. Ela não pensa duas vezes antes de aceitar a proposta, mesmo que significasse deixar para trás um relacionamento aparentemente estável, amigos e familiares.

Essas oportunidades podem mudar completamente nossas vidas e trazer experiências e aprendizados importantes para nosso crescimento. Elas nos tornam pessoas mais interessantes e podem gerar resultados muito maiores do que esperamos. Emily, por exemplo, aceitou o emprego apenas visando uma promoção de cargo quando retornasse. No final, ela tem acesso a um novo mundo, o que muda a forma como ela lida com a vida e o trabalho.

Emily em Paris é uma ótima produção para passar o tempo com algo leve e divertido. Só não se esqueça de ter um olhar atento para não cair na armadilha de que a Paris retratada na série é a cidade real. Se você ainda não assistiu, vale a pena conferir o enredo e esperar pela terceira temporada, prevista para ser lançada no final de 2022.

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