Carreira & Finanças

Como encontrar vaga de emprego de forma eficaz

Bem antes da pandemia, o índice de desemprego no Brasil já era altíssimo. Pensando em ajudar quem está disponível no mercado, reunimos cinco dicas para ajudar a encontrar a vaga de emprego ideal.

1. Tenha em mente o que você quer e o que não quer

Claro que nem todo mundo pode se dar ao luxo de escolher um emprego, tendo em vista que precisamos comer, pagar escola, fazer as compras de supermercado e por aí vai. Tudo isso hoje, no tempo presente (o que pesa na muito decisão). Mas se você pudesse escolher, qual vaga gostaria mais?

  • Com carga horária de 40h semanais? 44h é muito? E se fosse 44h, mas distribuídas de segunda a sábado?
  • Tudo bem trabalhar mais longe de casa ou o local precisa estar na rota da escola dos filhos?
  • Gosta de trabalhar com comissão ou você aceita salário fixo?
  • O horário de trabalho precisa ser flexível? Ou de 8h às 18h é aceitável para você?
  • Tudo bem se não for home office ou se for misto?
  • A empresa precisa ser grande ou pode ser de médio porte?
  • Você procura vagas para estágio, analista júnior, analista ou sênior? Ou deseja um cargo de coordenação ou gestão?

Tudo isso deve ser levado em consideração. Lembre-se de que você também está entrevistando e selecionando o local onde gostaria de trabalhar. Mesmo que talvez não exista a vaga perfeita, tire esse momento para você pensar em si. Conheça o que gosta, o que não gosta e o que poderia abrir mão.

2. Liste quais empresas você sempre sonhou em trabalhar

Nem tudo é impossível. Conheça quais lugares mais combinam com o que você espera de um ambiente de trabalho. Muitas empresas possuem um site institucional com algumas informações, como: missão, valores, cultura… O que é importante para você em relação a isso?

Outro ponto interessante na hora de encontrar vaga emprego é ver se algum amigo trabalha nesses locais e sondar como é a rotina. Tire suas dúvidas com ele para saber o local o agrada. No Linkedin é fácil saber quem trabalha em qual lugar. Dê AQUELA pesquisada.

3. Coloque alarmes e notificações para encontrar vagas de emprego

Existem várias formas de ser informado sobre alguma seleção de emprego. Você pode criar um perfil no Linkedin e, na opção “vagas”, gerenciar os alertas por cargo, empresa, local etc. O interessante é que a própria rede indica qual vaga combina com o seu perfil, e também permite informar que você está a procura de emprego (edite suas preferências para open to work no seu perfil). Por isso, sempre deixe tudo atualizado, inclusive, o seu currículo.

Outra forma de ser notificado é participando de grupos de vagas na sua área no Facebook (ou onde achar melhor). Como você já sabe que cargo ou área quer trabalhar, prefira aqueles grupos mais específicos. Os que divulgam todo o tipo de vaga, como “Vagas Fortaleza”, por exemplo, demandam mais tempo para achar o que você procura.

Muitos e-mails também podem ser usados como ferramenta de busca. O Google Alerta do Gmail permite criar tags com as palavras-chave da vaga que você procura. Use, por exemplo, o alerta “Vaga administrador São Paulo” ou “vaga administração São Paulo”, caso seja uma pessoa formada em Administração e deseja trabalhar na cidade de São Paulo. Após isso, chegarão links diária ou semanalmente na sua caixa de entrada com matérias sobre os assuntos que você mapeou.

E lembra da lista de empresas das quais você sempre quis fazer parte? Elas costumam liberar formulários no site para os candidatos enviarem os currículos ou até mesmo têm uma área informando sobre as vagas abertas. A página do Sesc é um exemplo disso. Coloque um alarme no seu celular para visitar esses sites, pois muitas vagas são preenchidas rapidamente.

4. Esteja disposto a abrir mão de alguma coisa

Nem toda vaga é 100% perfeita, então tenha em mente do que você está disposto a abrir mão. Por exemplo:

  • O local é perto da sua casa, na sua área, tem um salário atrativo, mas não inclui plano de saúde como benefício. Isso é um problema para você?
  • O salário é perfeito, é um cargo como coordenador na sua formação e em uma empresa conhecida, mas precisa passar muito tempo viajando. Compensa para você?
  • Nada é atrativo: salário baixo, é longe, precisa pegar dois ônibus para ir, a carga horária alta e com certo desvio de função. Mas você precisa pagar suas contas, e já está há um tempo sem salário. Nesse caso, você precisa avaliar sua situação e decidir. Muitas pessoas são julgadas por aceitar um emprego que não é o “ideal” e que, muitas vezes, fere o direito do trabalhador em algum aspecto. Porém, reforçamos que ninguém mais do que a própria pessoa sabe o peso da decisão a ser tomada. Muitos passam perrengues financeiros devido ao desemprego. É preciso mudar o alvo da crítica de uma ruim para o mercado e não para aqueles que já têm bastante coisa na cabeça para se culpar e se preocupar. Se, infelizmente, esse é o seu caso, encare essa vaga como “temporária”, enquanto vai pesquisando outros locais que o agrade.

5. Olhe para o seu currículo e seja realista na hora de encontrar vagas de emprego

Muitas pessoas não têm o perfil das vagas às quais se candidatam. Isso pode justificar o tanto de retorno negativo das empresas. Olhe para seu currículo e veja se você teria habilidade e formação para o que é pedido. Há lugares pedindo muito além do que o profissional deveria saber, mas há casos também em que a vaga não é apropriada para nós e, mesmo assim, enviamos o currículo.

Essas dicas vão ajudá-lo bastante a encontrar vaga de emprego com mais facilidade e que se encaixem no seu perfil. Você tem mais alguma dica para compartilhar conosco? Deixe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *