Estilo de Vida

Ciclismo: muito mais que um esporte, um estilo de vida

Desde o início da pandemia, um dos esportes que têm se destacado é o ciclismo. A possibilidade de se exercitar ao ar livre e sem aglomeração, somada ao fato de a bicicleta ser  um meio de transporte seguro, rápido e acessível, fez com que a procura pelo equipamento disparasse. Mas se para alguns pedalar tem sido uma descoberta recente, para outros a relação com o ciclismo é bem antiga e tem até um viés mais emocional.

“A bicicleta sempre esteve presente na minha vida. Mas, atualmente, além de um esporte, é um ‘escape’ para os problemas do dia a dia e também um laço para momentos em família”, conta o analista de testes, Rodrigo Cemin. Ele explica que conseguiu reunir toda a família na prática de ciclismo, de modo que esposa, filha e pai sempre participam de pedais com ele.

Rodrigo é organizador do grupo de ciclismo Pedal sem Rotina em Joinville (SC). Desde 1999 ele mantinha uma lista de e-mails com pessoas interessadas no esporte e, em 2014, o grupo foi oficialmente formado com o apoio de uma loja de bicicletas para dar suporte aos iniciantes. Após um ano, o Pedal sem Rotina se desvinculou da loja e, com a ajuda de ferramentas como Facebook, Instagram e Whatsapp, conseguiu divulgar suas atividades e incentivar os integrantes a participarem dos pedais.

Antes da pandemia, o grupo oferecia programação tanto para ciclistas mais experientes, que seguem um ritmo mais intenso, quanto para iniciantes, que precisam de algo mais leve. Enquanto o percurso intenso chegava até 300 km de pedal, o mais fácil tinha cerca de 25 km e oito paradas para reagrupamento. Na parada final, o grupo se reunia em alguma lanchonete para promover a integração dos participantes, além de, claro, eles se alimentarem antes de voltar para casa.

Mais experiências e benefícios para a saúde com o ciclismo

A prática do ciclismo proporciona experiências marcantes, principalmente para aqueles que fazem parte de um grupo. Uma das que Cemin destaca é a facilidade de conhecer pessoas novas e fazer amizades, devido à rotina da atividade. “Tudo no pedal é muito intenso. Às vezes, acontecem vários problemas em um pedal longo e todos se ajudam. Isso tudo é um fator que intensifica cada momento”.

Uma das histórias mais especiais para o analista foi quando fez uma cicloviagem de Joinville (SC) até Aparecida do Norte (SP) em junho de 2019. A ideia, que iniciou como uma promessa pela saúde da avó, reuniu mais cinco amigos que acompanharam Cemin pelos 1.330 km de estrada. O grupo passou pela Trilha do Telégrafo, Ilha Comprida e o Morro do Cunha de Paraty até chegar no destino final.

“Vai ser aquela história para contar para os netos na varanda da casa”, diz. Toda a aventura do grupo foi registrada em um vídeo publicado na página do Pedal sem Rotina no Facebook.

Além das experiências sociais, a prática do esporte também proporciona muitos benefícios para a saúde. O professor do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), Carlos Alberto da Silva, explica que o ciclismo fortalece a musculatura dos glúteos, das coxas e das panturrilhas. Além disso, melhora o sistema cardiovascular, o metabolismo e a coordenação motora dos esportistas.

Quais cuidados se deve ter para praticar ciclismo

Para quem está começando no ciclismo, existem algumas dicas que podem facilitar no processo de adaptação e na segurança. Cemin explica que é importante, por exemplo, conhecer as medidas da bicicleta e comprar o quadro do tamanho adequado para a pessoa. Além disso, ele ressalta a importância de equipamentos de segurança, como capacete, óculos e luvas.

Outra dica é criar uma rotina de pedal que tenha uma distância confortável de se fazer. É importante não pular etapas, como pedalar em uma rodovia ou enfrentar um trajeto com elevação acentuada sem ter experiência. “Isso pode causar um ‘trauma’ e a pessoa desistir de pedalar”. 

Aventure-se pela cidade com sua bike!

Agora é com você! Com o avanço da vacinação, é possível voltar a praticar ciclismo com um grupo pequeno de amigos mais próximos (e mantendo os cuidados necessários). Mesmo que todos não tenham equipamento, algumas cidades oferecem o serviço de bicicleta compartilhada que ajuda bastante.

E se você tem alguma experiência legal com ciclismo, conte para a gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *