Carreira & Finanças

O que a nova política de vídeos no Instagram muda para empreendedores

A era dos vídeos no Instagram chegou oficialmente. Há alguns dias, a internet dava uma reviravolta com o anúncio de Adam Mosseri, head da empresa, sobre como o conteúdo audiovisual ganhará ainda mais destaque na plataforma nas próximas semanas. “Nós não somos mais um aplicativo de compartilhamento de fotos ou de fotos quadradas”, ressaltava na publicação que fez em seu perfil pessoal. Mas isso não é bem uma novidade. 

Desde a aquisição pelo grupo Facebook, de Mark Zuckerberg, a plataforma passou por diversas transformações para se adaptar às mudanças de comportamento dos usuários e se firmar diante dos concorrentes que surgiam no caminho. Foi assim que os vídeos começaram a ganhar mais espaço no Feed, inicialmente, depois no IGTV, nos Stories e, mais recentemente, no Reels. O Instagram criou ambientes que possibilitassem a produção e a distribuição de diferentes formatos de vídeos, oferecendo aos usuários o tipo de conteúdo que eles buscavam. 

Um dos motivos para essa mudança é explicado pelo próprio Mosseri durante o anúncio. Ele destacou que as pessoas usam o Instagram em busca de entretenimento. E se os concorrentes, como o TikTok e o experiente YouTube, continuam impulsionando seu crescimento por conta do conteúdo audiovisual, certamente a plataforma também irá aproveitar o momento. Como resultado, alguns experimentos serão colocados em prática para focar mais em vídeos de modo geral.

Confira o vídeo completo.

Conteúdo em vídeo não é mais uma tendência. É realidade.

Com o anúncio, empreendedores e produtores de conteúdo começaram a se questionar sobre o suporte que a plataforma tem oferecido a empreendedores. Os algoritmos têm reduzido o engajamento dos seguidores com os perfis, exigindo muito esforço dos profissionais para se obter um retorno pequeno. Acontece que este anúncio já era algo previsível. Se voltarmos um pouco no tempo, em 2015, especialistas em marketing digital já anunciavam o vídeo como a grande tendência e, de lá para cá, isso apenas se tornou um fato. 

De acordo com a Cisco, empresa especializada em TI e redes, os vídeos já representavam 82% do tráfego na internet em 2020. E, segundo o levantamento feito pela Wyzowl, empresa especializada em conteúdo audiovisual, 96% dos entrevistados assistem a vídeos para aprender sobre um tema, 84% afirmam que foram convencidos a comprar produto ou serviços por conta de um vídeo e as pessoas tendem duas vezes mais a compartilhar com amigos conteúdo nesse formato do que em outro tipo.

O conteúdo audiovisual caiu no gosto dos internautas por ser mais fácil de consumir, permitir uso de recursos que tornam a mensagem mais atrativa e interessante, e incentivar a criatividade. Não é à toa que o YouTube se consolidou como a principal plataforma desse formato e o TikTok se tornou um fenômeno, principalmente entre os jovens. É por isso que o Instagram vai investir em ferramentas que permitam a criação de vídeos interativos, que entretenham e ofereçam uma experiência totalmente mobile, conforme disse o próprio Mosseri.

Isso não significa que você deve fazer todos os tipos de vídeos no Instagram

Embora o anúncio mostre a prioridade do Instagram pelo formato audiovisual, é preciso continuar pensando os conteúdos de forma estratégica. Afinal, é seu nome que está em jogo. Toda publicação deve considerar a cultura, o perfil e o planejamento de comunicação da marca para que esteja alinhada com seus objetivos. Até porque, um conteúdo mal planejado gera incongruência e causa estranhamento nos seguidores. Isso pode gerar sérios problemas para você.

Em relação ao Instagram, é importante observar essa “nova onda” para aproveitar o conteúdo em vídeo da melhor forma para o seu negócio, seja ele business to business (B2B) ou business to consumers (B2C). Suas produções precisam focar sempre no perfil do seu público e no que eles esperam da sua empresa, pois assim os resultados serão positivos, revertendo em negócios lucrativos. 

O grande desafio, portanto, é descobrir como adaptar as tendências a seu favor, visando a construção de uma marca forte e que realmente esteja conectada com o público-alvo. Será que vale a pena fazer vídeos de danças ou com memes? Esse tipo de pergunta deve ser feita a todo momento. Afinal, mais do que publicar conteúdo novo aleatoriamente, é preciso ter uma estratégia que vai direcioná-lo para o sucesso.

2 Comentários

    • Aline Lima

      É verdade, Bárbara. Quando se trata de conteúdo, é preciso sempre pensar de forma estratégica, caso contrário as ações não vão trazer os resultados almejados. Obrigada pelo comentário e por compartilhar meu artigo. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *