Tempo livre

Em Busca do Reinado: a aventura que você precisa na sua próxima leitura

“Em Busca do Reinado: o Diamante Azul”, do autor catarinense Juliano Reinert, cai como uma luva para escaparmos da nossa realidade pandêmica e das exigências de estarmos sempre conectados. Com todos os elementos-chave das sagas de sucesso, o autor construiu o mundo de Tedawer Lorcb, deslocado no tempo e no espaço do mundo “real”, cheio de magia, mistérios e guerras. E é em um contexto marcado pela miséria de uma vida assolada pela Terceira Guerra Mundial que o personagem principal inicia uma jornada pelos mistérios da nova terra.

A história narra a saga de Bruno, um adolescente órfão cuja única lembrança que tem dos pais é um diamante azul, herdado de sua mãe. Sob as orientações do estranho Osnegrion, o garoto enfrenta perigos inimagináveis para salvar Tedawer Lorcb do grande mal que está começando dominar a terra. Mas este era apenas um dos problemas a serem enfrentados. No meio dos perigos crescentes, que se fortificam a cada dia, os amigos precisam encontrar a espada que revelará o verdadeiro rei para, finalmente, encerrar uma disputa secular entre os dois povos descendentes dos filhos do último monarca pelo reinado do país.

A obra tem uma narrativa instigante, capaz de transportar o leitor para esse novo mundo e fazê-lo se perder no tempo. Reinert conseguiu brincar com a intensidade dos acontecimentos de tal forma, que o fluxo da narrativa construiu um ritmo de leitura viciante. É impossível pausar a leitura sem terminar o capítulo, da mesma forma que não é raro o leitor sentir a necessidade de continuar lendo o capítulo seguinte, tamanha curiosidade despertada pelos eventos.

Desbravando o livro de Juliano Reinert

“Em Busca do Reinado” é uma obra de ficção inspirada no mundo de “O Senhor dos Aneis”, de J. R. R. Tolkien. É possível ver semelhanças no desenvolvimento da força maligna que assola Tedawer Lorcb e na aliança de diferentes seres para combatê-lo. Mas a história do autor catarinense vai além, e insere elementos nacionais que a tornam mais próxima dos leitores brasileiros. Assim, os principais personagens do folclore ganham uma nova roupagem. E Joinville, cidade natal de Reinert, torna-se ponto de partida das aventuras de Bruno.

A obra está dividida em duas partes: O Diamante Azul e o Diamante Negro. A primeira foi publicada de forma independente em 2018 pela Editora Pistis, e conta com a ilustração de Sue Belacqua na capa. Inclusive, o desenho feito com a técnica de aquarela, já começa a construir a experiência do leitor com a história antes mesmo da leitura. Além de bonita, a capa já instiga as pessoas a descobrirem o mundo revelado por Reinert nas 417 páginas do livro.

A vez das minorias mostrarem sua voz e seu poder

Um dos grandes destaques de “Em Busca do Reinado” é a forma como Reinert quebrou o padrão da literatura tradicional ao dar destaque para personagens femininas fortes. As páginas registram feitos de bravura, de liderança e de sabedoria de personagens mulheres em posições normalmente ocupadas pelo clássico perfil do homem branco. Na obra, não existem atividades de homem ou de mulher. A igualdade é abordada de forma clara, mas sem grandes alardes. Este, inclusive, é um valor apresentado como algo óbvio.

O livro tornou-se, dessa forma, um espaço em que as minorias finalmente ganharam voz e lugar. O preconceito com gênero e cor é combatido com personagens fortes, que são verdadeiras inspirações para os leitores. Nos poucos momentos que algum personagem com caráter duvidoso questiona sobre isso, ele é rapidamente rebatido e logo perde a moral. É uma leitura que educa na prática, dando vida às lutas feministas, LGBTQIA+ e raciais.

Que tal inserir “Em Busca do Reinado” na sua lista de leitura?

A segunda parte da saga, O Diamante Negro, já está pronta e tive a honra de ser uma das primeiras pessoas a ter acesso ao material. Por enquanto, apenas posso adiantar que o desfecho está tão incrível quanto o desenrolar da primeira parte e que, em breve, deve ser lançado. Enquanto aguardamos ansiosamente a continuidade da saga, você pode adicionar o primeiro livro à sua lista de leitura. Garanto que vale muito a pena! Para adquirir o exemplar físico, basta entrar em contato com Juliano Reinert pelas mídias sociais (Instagram: @jrgrahan) que ele deve passar as informações. Além disso, também é possível ter acesso à versão e-book na loja da Amazon (acesse pelo link abaixo e ajude a revista Das Leben).

Você tem o costume de ler autores independentes? Compartilhe sua experiência nos comentários!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *