Estilo de Vida

Entenda por que alugar um imóvel pode ser uma boa opção

Ter uma casa própria ainda é o sonho de muitas pessoas e realmente tem suas vantagens. Afinal, investir em algo que será sempre seu, pagar parcelas fixas do financiamento e ter o direito de fazer o que bem entender naquele espaço são verdadeiros atrativos. Mas nem sempre essa opção costuma ser a mais viável para quem está dando os primeiros passos sozinho, de modo que alugar um imóvel acaba sendo a única alternativa, principalmente quando falamos de estudantes ou pessoas que precisam se mudar com certa urgência para outro estado, por exemplo.

De fato, o aluguel faz parte da realidade de muitos brasileiros. Segundo a última pesquisa divulgada pelo IBGE, em 2013 o Brasil abrigava mais de 71 milhões de domicílios, sendo 18,1% deles alugados. Mas é preciso entender que essa realidade também tem suas vantagens. 

Quatro benefícios de alugar um imóvel

1 – Maior mobilidade

O mercado de trabalho está caminhando cada vez mais rápido e, como consequência, podem surgir importantes oportunidades, de estudo ou de trabalho, em outras cidades. Se você está aberto para essa experiência, o aluguel é uma opção que proporciona maior liberdade para realizar mudanças. Isso porque o compromisso com aquele imóvel dura apenas durante o tempo estabelecido no contrato e, ainda assim, existe a possibilidade de cancelar o acordo sob o pagamento da multa determinada pelo locatário e estabelecida no documento.

2 – Menor custo de manutenção 

Um gasto comum para quem tem casa própria refere-se às reformas ou à manutenção. A parede precisa de uma nova pintura, uma infiltração surgiu no banheiro ou a pinha da cozinha quebrou. De vez em quando aparece alguns serviços necessários para manter tudo em ordem e funcionando dentro de casa, mas que costumam levar uma boa fatia das nossas economias. No caso de um imóvel alugado, isso será responsabilidade do locador, de modo que esses gastos são pagos por ele ou o locatário paga e o valor é descontado do aluguel, conforme seja combinado entre as partes.

3 – Pode ser mais barato

Para alugar um imóvel não é necessário ter uma grande quantia no banco, como no caso de um financiamento, evitando a preocupação com taxas de transferência. Outro aspecto positivo para quem precisa ou quer se mudar com certa urgência é que muitos imóveis já vêm com alguma mobília. Isso proporciona muita economia para quem está morando só pela primeira vez, por exemplo.

4 – Pode ser mais rentável

É difícil acreditar em um primeiro momento, mas isso é possível e, obviamente, vai depender das suas prioridades. A verdade é que, ao contrário do que as pessoas costumam acreditar, o valor mensal do aluguel não se equipara às parcelas do financiamento por conta dos juros. Caso isso fosse verdade, os bancos não teriam interesse em oferecer crédito. Por isso, se você já tem o valor de entrada do seu imóvel, pode ser mais vantajoso investi-lo em uma modalidade de baixo risco juntamente com as parcelas (descontando o preço do aluguel). Após o período em que o financiamento terminaria, você pode ter uma boa quantia na sua conta bancária que, se bem investidos, pode ser um valor superior ao de um imóvel.

Ter nosso próprio cantinho é realmente muito benéfico, mas não esqueça de que, tanto para pagar aluguel quanto para financiar a casa própria é preciso planejar. Isso é um passo de extrema importância para o sucesso da sua empreitada.

E então, você daria preferência a alugar um imóvel ao invés de comprar um próprio? Compartilhe nos comentários sua opinião e, caso já esteja morando só, conte sua experiência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *