Tempo livre

Especial Halloween: 8 filmes de terror para assombrar sua festa

Importante data nos Estado Unidos, o Halloween hoje já conquistou o coração dos brasileiros. Festas a fantasia, brincadeiras e sessões de terror, por exemplo, são atividades cada vez mais comuns pelo país nessa época do ano, reunindo amigos e divertindo crianças. Mas você sabia que o início das comemorações de Dia das Bruxas são bem mais antigas do que as tradições americanas?

De acordo com historiadores, as comemorações referentes a esta data tem origem no século XVIII, na cultura celta. Naquela época, o festival pagão Samhain era comemorado durante três dias, começando no dia 31 de outubro. Ele era uma homenagem ao “Rei dos Mortos” e tinha como principal característica as fogueiras acendidas para celebrar as boas colheitas.

De lá para cá muita coisa mudou e o famoso Dia das Bruxas adaptou tradições antigas, além de incorporar outras novas. Uma das mais conhecidas é, inclusive, os passeios que as crianças fazem fantasiadas pela vizinhança, enquanto pedem doces de porta em porta com a famosa frase “gostosuras ou travessuras?”. 

Filmes para assistir com os amigos neste Halloween

Explicada a origem do Halloween, podemos partir para nossa seleção de filmes de terror. A lista contém desde os clássicos do gênero até às obras mais atuais, que têm em comum uma narrativa instigante e aterrorizante. Confira!

1 – O Estranho Mundo de Jack

A opção para abrir a sessão de cinema é bem leve e indicada para quem tem criança em casa. O Estranho mundo de Jack (1993) é um musical infantil de Tim Burton que conta a história de Jack Skellington, um ser fantástico que mora na cidade do Halloween, onde todos passam o ano se preparando para festividade. Cansado de sempre fazer a mesma coisa, Jack acabou descobrindo um portal que levava para outras datas comemorativas e, assim, acabou conhecendo o Natal. Isso o fez ter a ideia de sequestrar o papai Noel para o Halloween, visando terem seu próprio Natal. Mas isso não o que não exatamente uma boa decisão… 

2 – Dracula de Bram Stoker

Crianças satisfeitas, é hora de colocá-las na cama porque a sessão vai ficar mais assustadora. A próxima dica é Dracula de Bram Stoker (1992), baseado na literatura clássica de terror de mesmo nome. Dirigido por Francis Ford Coppola, a obra conta a saga de um líder e guerreiro dos Cárpatos que renega a Igreja no século XV após esta se recusar a enterrar o amor de sua vida em solo sagrado. A mulher havia cometido suicídio por acreditar que o guerreiro estava morto. Após séculos vagando como um morto-vivo, ele encontra o jovem advogado Jonathan Harker e o prende em seu castelo após descobrir que a noiva dele é a reencarnação de sua amada. Assim, parte para Londres em busca da mulher que amou durante tantos séculos.

3 – Hereditário

Partindo para uma produção mais atual, Hereditário (2018), dirigido por Ari Aster, é o próximo filme da lista. A produção mostra a história da família Graham, que começa a desvendar alguns fatos após a morte da avó. Esta, por sua vez, escondia segredos tenebrosos que afetam o destino de toda a família. Cheia de reviravoltas chocantes, a narrativa intriga e prende a atenção, levando a um desfecho que vai gerar muitas teorias entre você e seus amigos.

4 – O Exorcismo de Emily Rose

Uma mistura de terror e história de tribunal, O Exorcismo de Emily Rose (2005) conta a história da estudante universitária Emily Rose que começa a ter alucinações cada vez mais assustadoras e frequentes. Por ser católica praticante, ela e sua família aceitam se submeter a uma sessão de exorcismo pelo sacerdote da paróquia que frequentavam, o padre Richard Moore. Acontece que Emily acaba falecendo durante o evento e o padre é acusado de assassinato. O filme, dirigido por Scott Derrickson é baseado em fatos reais.

5 – A Bruxa de Blair

Voltando para a década de 1990, outro clássico que vale a pena ser visto neste Halloween é A Bruxa de Blair (1999), dos diretores Eduardo Sánchez e Daniel Myrick. O filme fala sobre três jovens cineastas que vão para Maryland com o objetivo de gravar um documentário sobre uma lenda local, conhecida como bruxa de Blair. O trio desaparece após entrar na floresta e, anos depois, a câmera utilizada por eles é encontrada, revelando o terror vivenciado pelo grupo. Esta obra fez muito sucesso na época ao utilizar uma produção mais simples, inspirando um novo subgênero do terror, o do DIY.

6 – Atividade Paranormal

Seguindo o estilo de A Bruxa de Blair, a próxima dica é Atividade Paranormal (2007). O filme é uma produção independente de terror escrita e dirigida por Oren Peli, que conta a história da estudante Kate. Ela se vê perseguida por uma entidade demoníaca desde jovem e, por isso, pede ajuda a um paranormal. Para tentar entender os fenômenos que estavam acontecendo em casa, Micah, namorado de Kate, instala uma câmera no quarto, trazendo à tona diversos fenômenos envolvendo a garota durante a noite. As cenas do filmes são todas gravadas sob a perspectiva dessa câmera dando a impressão de que são cenas bem reais.

7 – Invocação do Mal

Dirigido por James Wan, Invocação do Mal (2013) é uma produção norte-americana que mostra o terror vivido por um casal após se mudarem com as cinco filhas para uma nova casa. Todos os membros da família são atormentados, em especial a mãe, cujo corpo fica cheio de manchas estranhas. Após diversos episódios assustadores na residência, a família pede ajuda para Patrick Wilson e Vera Farmiga, um casal de investigadores paranormais. Durante uma visita, eles descobrem que algo muito poderoso e maligno reside ali, e o desafio se torna entender o que exatamente atormenta a família e o porquê.

8 – Good Night Mommy

Para finalizar nossa lista, indicamos Good Night Mommy (2016). Dirigido e escrito por Veronika Franz e Severin Fiala, esta produção austríaca nos mostra o cotidiano de dois garotos gêmeos que não conseguem reconhecer a mãe após esta passar por uma cirurgia cosmética e ficar com rosto completamente coberto por curativos. Com cenas tensas e pistas ambíguas, o filme nos surpreende muito além da mera revelação sobre a identidade da mãe.

Agora sim, a festa está pronta para o Halloween!

Com essas seleções, sua sessão de cinema será o maior sucesso. Reúna os amigos e não se esqueça de preparar uma decoração especial, além dos comes e bebes. Se você gostou da nossa dica, não compartilhe este artigo com a turma para inspirar mais pessoas neste Halloween. E, claro, fique à vontade para acrescentar nos comentários mais sugestões de filmes que não podem faltar nesta data.

Com colaboração de Igor Aquino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *