Pessoas

Os segredos para um relacionamento duradouro de acordo com a ciência

Quem nunca ouviu a expressão “eles ainda estão na lua de mel” se referindo a casais mais novos que mostram intensamente o quanto estão apaixonados? De fato, os primeiros meses (e anos) de um namoro ou casamento são geralmente marcados por serem mais leves e românticos, características que acabam se perdendo com o passar do tempo quando tudo se torna rotina. Com isso, perde-se a magia inicial e muitos acabam se distanciando. Mas a boa notícia é que a ciência já pesquisou sobre o assunto e descobriu algumas características importantes para ter um relacionamento duradouro, feliz e saudável.

São dicas que podem parecer simples e óbvias a um primeiro momento, mas que fazem toda a diferença na construção de uma vida a dois. Elas são a base para tornar uma relação mais sincera, forte e positiva para o casal, fazendo-o aproveitar todos os benefícios que um relacionamento pode trazer para o dia a dia.

Os três pilares de um relacionamento duradouro

Ter um namoro ou casamento consistente exige alguns cuidados tanto consigo mesmo quanto com o outro. Sendo assim, algumas pesquisas mostram que a base de um relacionamento duradouro é:

Ser autoconfiante

Segundo Kelly Campbell, Ph.D. em Psicologia e professora na Universidade da Califórnia (EUA), a falta de autoconfiança de uma pessoa costuma ser um dos motivos para que o parceiro perca o interesse por ela. É essa característica, inclusive, que faz com que muitos daqueles que não são considerados tão atraentes se destaquem e tenham relacionamentos fortes e estáveis. A psicóloga explica que é essencial ter uma boa autoestima para que a pessoa se sinta confortável consigo mesma e, em seguida, com o parceiro. Assim, Campbell incentiva as pessoas a buscarem uma solução para inseguranças que podem ser mudadas, como estudar mais, fazer atividades físicas, mudar a alimentação e assim por diante.

Estar em sintonia emocional

Entender as necessidades do outro nos simples detalhes do dia a dia é importante para um relacionamento sólido. Isso é o que defende a psicóloga Sue Johnson. Autora de vários livros sobre o assunto, ela explica que essa “responsividade emocional” é uma forma de mostrar que a pessoa se interessa pela outra, fazendo o casal se apaixonar continuamente.  Ela explica que essa conexão faz com que os parceiros se sintam seguros e desenvolvam laços fortes.

Ter empatia pelo outro

Pessoas que estão muito felizes com o relacionamento são aquelas que praticam a empatia, buscando entender a perspectiva do outro independentemente da situação. De acordo com Helen Fisher, antropóloga do Kinsey Institute, a empatia ajuda solucionar qualquer impasse que surja entre os dois com mais facilidade, sendo importante para a construção de uma relação saudável para ambas as partes. 

A pesquisadora também afirma que ter o controle dos próprios sentimentos é indispensável para um relacionamento duradouro. Estresse e raiva podem ser grandes vilões para uma vida a dois e caso esteja difícil dominá-los, é importante fazer alguma atividade que ajude a ter um controle maior das emoções, como a meditação. Isso evita possíveis explosões com o parceiro.

Fazer atividades que mostrem o carinho que um sente pelo outro

A expressão popular “Os detalhes fazem toda a diferença” também se aplica no dia a dia de um casal. A terapeuta Carrie Cole, diretora de pesquisa do Gottman Institute, explica que os namorados precisam fazer atividades que criem positividade. Em outras palavras, devem colocar na rotina a dois atividades que os aproximem e mostre o carinho que sentem um pelo outro, como fazer refeições, praticar atividades físicas, participar de eventos, assistir a filmes juntos ou mesmo aproveitar as férias para fazer aquela viagem a dois. Além de trazer mais segurança para o relacionamento, a terapeuta explica que esse hábito é uma forma de lembrar as pessoas por que decidiram iniciar uma relação.

Os antídotos para recuperar um relacionamento

Para aqueles que já estão passando por alguma dificuldade na vida a dois, a ciência também traz uma ajudinha. De acordo com os estudos feitos por pesquisadores da Universidade de Washington (EUA), existem quatro antídotos que podem ajudar a recuperar namoros e casamentos em crise. A pesquisa foi feita pela por John Gottman e sua equipe ao longo de quatro décadas, em que 3 mil casais foram acompanhados. 

O primeiro antídoto está relacionado a uma boa conversa a dois. Compartilhar as insatisfações é importante para que os dois entendam o que está incomodando, mas isso deve ser feito sem culpar o outro. Os pesquisadores explicam que o excesso de críticas faz com que a pessoa sinta que sua personalidade ou natureza estão sendo atacadas, o que acaba sendo um motivo para novas brigas. Dessa forma, ao invés de dizer “Você não me ajuda com a organização da casa.” pode-se reclamar falando “Eu sinto que preciso organizar a casa sozinho”. Poderia me ajudar com a louça à noite?”.

Em seguida, é preciso demonstrar afeto e carinho pelo parceiro. Embora simples, essa dica é a base de um relacionamento duradouro e é uma das primeiras coisas deixadas de lado quando se cai na rotina. Isso é um grande problema, pois o desprezo, mesmo que não intencional, sentido por alguma das partes alimenta pensamentos negativos em relação ao companheiro e podem ser guardados durante muito tempo. Segundo o estudo, é preciso focar nas características positivas das pessoas e mostrar no dia a dia o quanto elas são especiais e importantes.

Seja qual for o problema na relação, é essencial que os dois entendam qual é sua parcela de culpa e não fique apenas culpando o outro. Esse reconhecimento ajudará o casal a entender como o problema pode ser solucionado da melhor forma para que a relação seja feliz e saudável novamente. Ficar sempre na defensiva é vista muitas vezes como uma maneira de tentar culpar o companheiro por todos os problemas do relacionamento o que, consequentemente, acaba afastando-o.

Por fim, o estudo mostra que paciência é uma característica indispensável numa relação. Após um momento de raiva, por exemplo, os estudiosos indicam que se espere 20 minutos antes de falar sobre o assunto. Esse é o tempo em que há uma redução do ritmo cardíaco e é possível começar um diálogo sem muita agressividade.

Não espere pelo outro, comece a mudança por você!

Seja qual for a situação, não espere apenas pelo parceiro para que a relação de vocês melhore. Afinal, para que grandes mudanças aconteçam, precisamos, muitas vezes, dar o passo inicial. Por isso, anote essas sugestões e coloque já no seu dia a dia! 

Você tem mais dicas preciosas para acrescentar? Então não perca tempo e escreva já nos comentários! Compartilhe com a gente para que mais pessoas tenham relacionamento duradouros e felizes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *