Diário de bordo

Entenda o que é seguro viagem e como escolher a melhor opção

Ao fazer uma viagem, principalmente para o exterior, o que uma pessoa menos quer pensar é sobre a possibilidade de acontecer algum acidente, ficar doente ou dar algum problema com as malas. Afinal, quem gostaria de ter o passeio comprometido por algum desses incidentes? Com isso, qualquer pensamento do tipo é logo refutado. No entanto, imprevistos acontecem e quando menos se espera uma gripe pode tornar necessária uma visita ao médico e o seguro viagem é o que vai salvar a pessoa nessas horas. 

Além de ser essencial para resguardar os viajantes, esse serviço é cobrado por muitos países, como os participantes do tratado de Schengen, para liberar a entrada dos turistas. Por isso, é importante ficar atento a ele já durante o planejamento da viagem, garantindo que seja escolhida a melhor opção para o estilo de atividades a serem feitas. 

O que é seguro viagem e qual a diferença entre ele e a assistência de viagem

O seguro de viagem é um serviço cujo objetivo é proteger os turistas de qualquer imprevisto que possa surgir no período em que estiverem viajando. Assim, ele inclui um plano de saúde  temporário para o lugar de destino, além de indenização para diversos acidentes e situações. Ou seja, o serviço dá todo o suporte necessário ao viajante, diminuindo possíveis transtornos por situações, como extravios de bagagem, cancelamento de viagem, acidentes, doenças, entre outros riscos. 

Tê-lo também é uma forma de economizar, uma vez que, em qualquer uma dessas situações, a pessoa deve arcar por conta própria com todos os gastos. E quando se pensa em gastos médicos no exterior, os valores podem ser exorbitantes, dependendo tanto de como funciona o sistema médico local, quanto a força da moeda. O seguro viagem vai tirar a preocupação com esses possíveis gastos, uma vez que ele pode arcar com tudo ou com grande parte, dependendo do que foi acordado no contrato.

De modo geral, existem duas opções desse serviço: o seguro de viagem e a assessoria de viagem. Embora, os dois sejam denominados simplesmente como seguro, existe uma pequena diferença entre os dois no que diz respeito a quem irá pagar os trâmites no momento em que o serviço for ativado. No caso do seguro, o viajante deve pagar todas as despesas do próprio bolso e, depois, solicitar o reembolso para a seguradora. 

Enquanto isso, a assistência arca com o custo do atendimento no momento em que é utilizado. Assim, a pessoa entra em contato com a seguradora que orienta sobre o que fazer e quais médicos ir. Toda a negociação é feita diretamente entre o médico ou hospital e a seguradora. Isso evita burocracia, embora o atendimento seja limitado aos médicos indicados pela empresa.

Qual é a cobertura básica de um seguro viagem

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) é a agência responsável por regulamentar o setor de seguros e atua junto com o Conselho Nacional de Seguros privados (CNSP), órgão responsável por fixar as diretrizes e normas do setor. Juntos, eles definiram a Resolução 315, segundo a qual o seguro deixava de cobrir apenas acidentes pessoais para abranger também outras coberturas como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Tudo isso para garantir maior segurança para o consumidor.

Sendo assim, os seguros de viagem normalmente incluem:

  • Despesas médico, hospitalares e odontológicas: cada seguro oferece um valor de cobertura para que os custos com o atendimento médico durante a viagem sejam pagos ou reembolsados. É importante ficar atento a isso, pois alguns locais definem um valor mínimo para os turistas. Na europa, por exemplo, os seguro deve oferecer uma cobertura de € 30 mil.
  • Regresso Sanitário: o serviço também garante que a pessoa seja indenizada, dentro do que foi estabelecido no contrato, para retornar ao país de origem caso seja necessário. O seguro pode ser acionado quando o regresso for necessário, mas não pode ser feito em condições normais. Isso pode acontecer, por exemplo, por conta de alguma enfermidade ou acidente.
  • Traslado médico: o seguro viagem também garante os custos com transporte da pessoa até uma unidade hospitalar e o que for necessário para atendimento médico. Ou seja, ele inclui a transferência do segurado até o hospital ou a clínica para que o atendimento seja realizado e o que for necessário nesse meio tempo. 
  • Morte em viagem: ninguém quer pensar nessa possibilidade, mas, caso haja óbito durante a viagem, a seguradora irá indenizar um ou mais beneficiários, informados no contrato. Dependendo do pacote, o seguro pode englobar tanto mortes por acidente quanto por causas naturais.
  • Invalidez por acidente: a seguradora também é responsável pelo suporte em acidentes mais graves, que resultem em invalidez parcial ou total na vítima. Em outras palavras, ela pode ser acionada quando houver perda, redução ou impotência funcional permanente nos membros ou órgão definidos na apólice.
  • Extras: o seguro viagem oferece assistência em casos de bagagem extraviada, roubada, furtada, danificada ou destruída quando comprovado. Além disso, ele repõe todos os valores normalmente não reembolsáveis em caso de cancelamento de viagem e ainda pode dar o suporte para o regresso antecipado quando o viajante precisa voltar antes do previsto (os motivos em que há indenização são definidos no contrato).

Como escolher o melhor plano para a viagem

Em suma, os pacotes de seguro viagem variam de acordo com o país de destino, as atividades feitas no período contratado e a complexidade do plano. Isso porque as exigências feitas pelos países podem variar e, dependendo das atividades realizadas ou a condição dos viajantes, é preciso que o seguro ofereça serviços mais específicos. Assim, existem planos adaptados para cada destino e situação. Por isso, antes de escolher um seguro de viagem é preciso definir qual é o estilo da viagem. 

Será uma viagem solo, em família ou empresarial? Haverá prática de esportes radicais, como esqui, salto de paraquedas e bungee jump? Raramente os planos comuns cobrem acidentes causados pela prática de esportes radicais, então é importante ficar atento para ter a certeza de que o serviço contratado está bem coberto para o que você irá fazer e dentro das suas expectativas. 

O serviço de seguro viagem é oferecido por diversas empresas, como alguns cartões de crédito, empresas especializadas em seguro, bancos, agências de turismo ou mesmo pelas companhias aéreas e sites em que as passagens são compradas. Avaliar todas essas possibilidades é essencial na hora de orçar e escolher a melhor opção.

Faça uma cotação antes de contratar o seu seguro de viagem!

Antes de fechar negócio com qualquer empresa, não se esqueça de fazer uma cotação para conseguir o melhor custo-benefício para seu seguro viagem. Para isso, nós indicamos o site Seguro Promo, que oferece grandes vantagens e reúne as melhores opções do serviço. Inclusive, há uma condição especial para os leitores do Das Leben! Com o código DASLEBEN5, você ganha 5% de desconto na sua compra. Depois disso, é só aproveitar! 

Ficou alguma dúvida ou gostaria de compartilhar sua experiência sobre o tema com a gente? Então deixe uma mensagem nos comentários! Queremos ouvir sua opinião.

Seguros Promo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *