Fique Ligado

O que é um planner e por que ele é uma ótima forma para se organizar

Com tantas atividades no dia a dia, organizar o tempo para dar conta de todas elas é um grande desafio. E para conseguir isso, um novo formato de agenda que tem ganhado o coração das pessoas é o planner. Hoje o acesso a ele está bem mais fácil, com diversos modelos ― dos mais caros aos mais baratos ― disponíveis em livrarias e papelarias. Mas para quem está ingressando neste mundo, pode ser difícil entender qual é realmente o diferencial dele. Bom, para começar, pode-se dizer que o planner é uma solução completa de planejamento e organização.

Ao contrário das agendas convencionais, ele reúne várias ferramentas que auxiliam no planejamento de metas a curto, médio e longo prazo. O planner também também possibilita um maior controle e acompanhamento dos resultados obtidos nas tarefas que foram realizadas. Assim, permite uma organização das atividades diárias, das finanças, das metas (semanais, mensais, trimestrais e anuais), além de ter espaços para o registro de conquistas e insights pessoais.

Diante de tudo isso, pode-se dizer que o planner é a evolução das agendas no modelo tradicional. Mais do que sinalizar os compromissos, ele mostra quais atividades devem ser feitas ao longo do dia, com espaço para a tão conhecida lista de tarefas (to do list). Outra facilidade que ele oferece é que a possibilidade de organizar todas as áreas da vida em um único lugar. Com isso, acaba-se com a necessidade de ter uma agenda para uso pessoal e outra para o profissional, por exemplo.

As vantagens de utilizar um planner no dia a dia

Para deixar ainda mais claro porque vale a pena usar um planner para organizar projetos e a rotina, confira as vantagens a seguir:

1 – Visão ampla da semana e do mês 

Um dos principais pontos positivos do planner é o fato de os dias de uma semana serem distribuídos para que fiquem todos em duas páginas abertas do panner. Dessa forma, é possível ter uma visão ampla da semana, sem a necessidade de passar ou voltar folhas para saber o que vai acontecer ao longo desses sete dias. Isso facilita bastante na hora de acompanhar o desenvolvimento dos projetos e a própria produtividade, de modo que o planejamento pode ser adaptado conforme seja necessário. O mesmo princípio vale para o planejamento do mês.

2 – Mais facilidade de colocar objetivos a longo prazo em prática

Uma das ferramentas que os planners costumam trazer é o mapa de metas. Eles são utilizados para que as pessoas listem as principais metas e todas as ações que precisam executar para alcançá-las. Quando essas ações são divididas ao longo dos meses e das semanas, torna-se mais fácil alcançar grandes sonhos, inclusive aqueles que parecem impossíveis à princípio. O planner vai ajudar tanto no planejamento quanto na execução dessas tarefas, de modo que as pessoas consiguem realizar mais.

3 – Possibilidade de usar a qualquer momento

No caso dos modelos não datados, a pessoa tem a liberdade de começar a utilizar a ferramenta a qualquer momento. Assim, não precisa esperar o ano, trimestre ou mês começar para utilizar o planner, ou perder páginas porque começou a preenchê-lo na metade do desse período. Neste caso, não há qualquer desperdício e aquela velha desculpa de que vai esperar a próxima segunda para dar início a um projeto (o que normalmente acaba não acontecendo), não terá mais vez.

4 – Possibilidade de personalizar seu planner

Embora hoje já tenha diferentes tipos, o planner permite uma personalização maior, tanto para que fique mais próximo da personalidade das pessoas, quanto para que atenda às suas reais necessidades. Dessa forma, é possível acrescentar seções relacionadas a viagens, prática de esporte e alimentação saudável, anotações, listas e acompanhamento de hábitos, por exemplo. Isso, sem contar com o fato de que a pessoa pode personalizar com adesivos, fitas e doodles (desenhos mais simples que as pessoas fazem para enfeitar cadernos e coisas pessoais).

Os principais modelos de planner

Para conseguir se ajustar a todos os gostos, os planners são desenvolvidos em diferentes formatos, variando desde a diagramação até o tipo de encadernação. Este último aspecto, inclusive, é importante para facilitar o manuseio. Sendo assim, os tipos mais comuns no mercado são:

Caderno 

A encadernação é em espiral, então lembram bastante um caderno ou as agendas convencionais. Hoje existem modelos de diferentes tamanhos, sendo o mais comum o formato A5 (metade de uma folha ofício) ou menor. 

Fichário

Neste tipo de acabamento, as folhas são perfuradas e a capa é um fichário. O material do fichário é normalmente é plástico ou de papelão com tamanhos variados. Um dos pontos negativos é que este tipo costuma ser o mais caro. No entanto, quando o acabamento é bem feito é possível utilizar durante muito tempo, sendo necessário apenas comprar um novo refil de páginas.

Fauxdori

Planners neste formato são constituídos por cadernos brochuras, grampeados, que são anexados à capa por um sistema de elásticos. A principal vantagem é a personalização, pois a pessoa pode comprar os cadernos que mais achar interessantes para complementar os principais, com o planejamento mensal e semanal. Uma das principais vendedoras desse modelo é a A. Craft. Os produtos têm boa qualidade, embora a diagramação seja mais bonita do que funcional em alguns momentos.

Adquira seu planner e mãos à obra!

Agora que você entendeu como um planner pode fazer a diferença na sua produtividade, pesquise modelos e tipos que caibam no seu bolso. Existem opções mais simples disponíveis gratuitamente para download que podem servir de teste para conhecer melhor o método. Tire um momento e divirta-se escolhendo o que achar mais interessante para o seu perfil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *