Cinco dicas para sua rotina ficar mais agradável e produtiva
Estilo de Vida,  Produtividade

Cinco dicas para sua rotina ser mais agradável e produtiva

Com a correria diária, é comum que as pessoas se percam no meio de tantas atividades e obrigações, deixando de lado aquilo que realmente tem valor para elas. Com isso, imergem em uma rotina cada vez mais desgastante e sem um real significado, e quando se dão conta já se passou um longo período de constante insatisfações e frustrações. Embora janeiro já esteja pela metade, mantendo aquela velha sensação de que o tempo está escorrendo pelas mãos, ainda é possível mudar, organizando os horários e construindo hábitos que estejam realmente alinhados com a vida que se deseja.

Apesar de conceitos como flexibilidade, independência e liberdade tenham sido colocados muitas vezes como ideias contrárias à rotina ― que por sua vez costuma ser associada a algo monótono e cansativo ― a verdade é que organizar os horários e ter atividades fixas é algo importante para se alcançar objetivos maiores. Conseguir uma bolsa de mestrado, por exemplo, exige tempo de estudo diário, da mesma forma que ganhar um cargo de liderança em qualquer área exige tempo dedicado ao conhecimento técnico e prático.

Foi a rotina, inclusive, que permitiu a sobrevivência dos seres humanos nos primórdios da humanidade, facilitando a fixação deles em determinadas regiões, a construção da sociedade e a evolução dela ao que é hoje. Além disso, definir horários e atividades para os mais diferentes aspectos da vida é o que vai realmente proporcionar o tempo livre tão desejado para ser dedicado à família, aos hobbies, ao lazer, às viagens e assim por diante. O grande desafio é, portanto, saber utilizar sua rotina a seu favor e aproveitar todo o potencial que ela tem a oferecer.

Como fazer da rotina a sua melhor amiga

A rotina é importante, mas se acomodar a ela também pode ser perigoso. Como o ano está apenas começando, ainda dá tempo de sair da conhecida zona de conforto e fazer do dia a dia algo mais prazeroso e enriquecedor, que o leve em direção aos objetivos realmente importantes. Alguns especialistas propõem uma série ações para que as pessoas aproveitem melhor o dia a dia, dentre as quais, pode-se destacar as seguintes:

1 – Descubra seu propósito

Um dos aspectos mais frustrantes na vida é fazer algo que não motiva e nem tem um sentido para nós, não é mesmo? Seja no campo profissional, seja no pessoal, atividades que não estão de acordo com nossos princípios ou objetivos costumam ser simplesmente maçantes. Por isso, é importante descobrir qual é o seu propósito e o que você deseja verdadeiramente alcançar. Apenas quando isso está claro é possível construir uma rotina bem estruturada, de modo que ela seja mais interessante (por mais difíceis que as tarefas sejam) e ajude a seguir o caminho certo.

Se você está com dificuldade de encontrar seu propósito, sugerimos as seguintes leituras:

2 – Analise o que você tem feito

Ao descobrir o seu propósito, é preciso fazer uma análise do você está fazendo na sua vida. Dessa forma, a pergunta a ser feita é: minhas ações estão alinhadas com o meu propósito? Para responder isso, é preciso refletir sobre a rotina atual, verificando quais hábitos são positivos, o que impede de fazer aquilo que deseja, de que forma essa postura pode ser corrigida e quais novos hábitos devem ser implementados. A ideia é entender o que está tornando seu dia a dia sem graça e buscar alternativas para reverter a situação.

3 – Faça um planejamento estratégico pessoal

Assim como as empresas, as pessoas também precisam de um bom planejamento estratégico. Trata-se de uma ferramenta que permite um melhor autoconhecimento por meio de uma análise mais profunda sobre os pontos fortes e fracos, os valores e a missão, por exemplo. A partir dessas informações é elaborado um plano com as ações necessárias para alcançar os objetivos almejados.

Além disso, o planejamento estratégico permite acompanhar de forma mais precisa como a pessoa está caminhando em sua jornada e avaliar se as ações precisam de ajustes para os resultados serem melhores. É importante ressaltar que a ferramenta tem como pilares o pessoal (família, educação, viagens), o profissional (carreira, empreendedorismo) e o financeiro (independência financeira, patrimônio, seguro).

Entenda melhor sobre o planejamento estratégico digital com os seguintes livros:

4 – Mude alguns hábitos negativos

Alguns hábitos são altamente prejudiciais para o desenvolvimento pessoal, servindo como verdadeiros empecilhos para se ter a vida dos sonhos. Alguns deles são: a procrastinação, o sono em excesso, uma má alimentação, o sedentarismo, entre outros. Eles são tão tentadores que se tornam muitas vezes difíceis de largá-los em um primeiro momento, mas não é impossível. De acordo com a psicóloga Jane Wardle (University College de Londres) são necessário 66 dias para que uma atividade se torne um hábito, ou seja, pouco mais de dois meses. Para isso é necessário repetir essa atividade diariamente durante todo esse tempo. Sendo assim, disciplina é fundamental!

Entenda mais sobre mudança de hábitos com as indicações a seguir:

5 – Coloque o planejamento em ação

Por último, e talvez um dos pontos mais importantes, é preciso colocar o planejamento em ação, ou seja executá-lo. Aqui vale a premissa de que feito é melhor do que perfeito, pois de nada adianta ficar apenas no campo das ideias se elas não forem realizadas. As pessoas bem sucedidas são aquelas que focaram em fazer ao invés de se restringir ao planejamento. Por esta razão o quinto passo é dedicado à execução.

Embora a ideia seja meio óbvia, a verdade é que este passo é uma grande dificuldades enfrentadas por muitas pessoas, mas a boa notícia é que pode ser trabalhada. No livro a seguir você vai ter acesso a dicas valiosas para ajudá-lo nesse processo:

É bastante comum que as promessas feitas no início de janeiro fiquem perdidas no meio de uma rotina que parece ter o controle sobre nós e ser impossível de mudar, mas a verdade é que não precisa ser assim e ainda dá tempo de ir atrás das grandes mudanças. Afinal, o ano só está começando e agora você tem em suas mãos cinco passos que vão ajudá-lo a mudar essa realidade.

Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário com sua opinião e compartilhe conosco que métodos você usa para tornar sua rotina mais agradável e produtiva!

Uma jornalista com um quê de aventureira e que adora escutar histórias.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *