Um renascer, um recomeço


Se você pudesse reiniciar sua vida, o que faria de diferente? Acredito que todos nós já nos questionamos sobre isso em algum momento, especialmente quando estamos passando por alguns dos mais baixos vales da nossa jornada. Afinal, a vida é cheia de surpresas, percalços e escolhas que muitas vezes nos afastam de quem somos ou, pelo menos, gostaríamos de ser. Com isso, a ideia de renascer acaba se apresentando como a única solução.

Transformar em cinzas o antigo eu para ver surgir dali uma nova oportunidade de fazer diferente é tentador. Sermos fênix em certos momentos é mais uma questão de sobrevivência do que de dilemas remoídos à exaustão. Assim, somos obrigados a deixar a antiga carcaça e assumir uma nova, com a missão de fazer melhor dentro da realidade em que estamos. Isso inclui tanto retornar caminhos esquecidos, quanto buscar por outros completamente diferentes.

A verdade é que, com todos os desafios pessoais e profissionais da vida adulta, nem sempre temos a sorte de estar onde gostaríamos de estar. E uma hora nossa essência nos questiona sobre isso. O que aconteceu afinal? Quais movimentos poderíamos ter feito diferente neste jogo? Enquanto isso, as frustrações latejam nas questões familiares, nos relacionamentos ruins, nos últimos suspiros da conta bancária, na carreira estagnada…

Será o fundo do poço? Talvez. Melhor não pagar para ver e reunir a força necessária para recomeçar. O desafio é parar as lamentações sobre os erros do passado e seguir em frente com firmeza, sem olhar para trás. Caso contrário, podemos virar estátuas de sal, bem como aconteceu à esposa de Ló. É aceitar que voltamos para a estaca zero e o que importa é o daqui em diante.

O renascer em detalhes

Mudar completamente a realidade em algum aspecto (ou todos) ou simplesmente dar uma chance a algo importante, esquecido no meio da rotina, pode trazer movimentos inimagináveis em nossas vidas. Transformações positivas pelas quais muitas vezes ansiamos sem saber até o momento que acontecem. Seja por necessidade, seja por opção, é fato que novos ciclos podem ser libertadores, mas também não costumam ser fáceis e exigem muita energia.

Acontece que, enquanto as mudanças drásticas geralmente assustam, nem sempre são necessárias para nos fazer pulsar. Pequenos passos dados com calma, seguindo nosso próprio ritmo já podem ter o impacto que precisamos. É como um quebra-cabeça no qual as primeiras peças unidas da borda proporcionam uma visão da imagem e dão o direcionamento para completá-la. Tudo é uma questão de manter o controle e dar um passo de cada vez sem se preocupar com os que ainda faltam.

Parar um hábito ruim, voltar (ou começar) para algum esporte, aprender um novo assunto, planejar seu dia, terminar ou começar um relacionamento, mudar de emprego, vestir-se de forma diferente, ter uma rotina mais agradável… Por menor que seja a mudança, é preciso coragem para fazê-la. Coragem para enfrentar a inércia da vida, fortalecida pelas nossas inseguranças em relação aos outros e a nós mesmos. Afinal, é isso que vai nos colocar em novos mares, mudando, gradualmente, a direção do nosso barco. 

De volta à ativa

É com essa ideia em mente que retomo o projeto deste blog-revista. Ele foi um sonho planejado, inicialmente executado e logo engavetado por algumas vezes. Já mudou de nome, passou um tempo ativo apenas nas mídias sociais, mas nunca foi desenvolvido como esperado aqui no site, sua plataforma principal. Agora chegou o momento de retomá-lo para cumprir seu propósito.

Você pode estar se questionando por que gastar energia com um blog quando as mídias sociais são hoje mais fortes. Talvez esteja até mesmo se perguntando se alguém ainda lê blogs. No entanto, a escolha dessa plataforma como principal está relacionada à proposta deste espaço: oferecer conteúdo profundo e gratuito, além possibilitar uma experiência menos dependente de algoritmos. Isso é algo difícil nas mídias sociais, onde o espaço, bem como a atenção, são limitados. Naturalmente, estaremos presentes por lá, mas elas não serão a estrela do projeto.

Este é o nosso renascer e você é nosso convidado especial para participar desse movimento. Queremos ser uma dose diária de inspiração, conhecimento, informação e ideias. Um espaço para unir pessoas em torno de um estilo de vida mais livre, saudável e equilibrado, e trazer leveza para o dia a dia, em um mundo onde a pressa, cobrança e sobrecarga geralmente ganham mais destaque.

Para marcar a primeira editoria deste ciclo, passearemos por esse recomeço, explorando temas que reflitam e inspirem sobre essas mudanças e transformações. Fique à vontade para participar das conversas e integrar a nossa comunidade. Aproveito para convidar você para assinar a nossa newsletter e acompanhar todas as nossas atualizações.

 

Postar um comentário

0 Comentários