Quero Ficar Rico de Rafael Seabra
Carreira & Finanças,  Estilo de Vida,  Hobbie & Lazer,  Livro de Cabeceira

Quero ficar Rico: aprendendo sobre finanças com o livro de Rafael Seabra

Nunca se falou tanto em ficar rico, como nos últimos anos. Se antes esse desejo parecia um sonho impossível para a maioria das pessoas, hoje se tornou uma ideia mais próxima da realidade, graças às informações e ao conhecimento compartilhados por especialistas da área na internet. Rafael Seabra é considerado um desses peritos em finanças e reuniu suas principais dicas no livro “Quero ficar rico”, publicado em 2016 pela Editora Gente e de nome homônimo ao do blog do autor.

A obra explica de forma simples quais são os primeiros passos que uma pessoa deve dar para iniciar sua jornada de enriquecimento, considerando a mentalidade em relação ao dinheiro, a gestão correta das finanças e o que realmente é a fórmula do enriquecimento. Nesse sentido, o texto tem uma linguagem bem leve e uma estrutura que facilita a leitura possibilitando uma rápida e fácil absorção do conteúdo, o que lembra, inclusive, os textos de blog. Isso justifica a promessa de que os leitores vão saber tudo o que precisam sobre dinheiro e criação de riqueza em 60 minutos.

Rafael Seabra utiliza conceitos e técnicas do coaching, destacando o poder das crenças adquiridas ao longo da vida sobre as finanças. Dessa forma, os três primeiros capítulos são dedicados às crenças limitantes financeiras adquiridas ao longo da vida, para que os leitores tenham consciência de quanto a mentalidade pode impactar de forma negativa em seus resultados e, assim, consigam substituí-las por outras melhores.

“Controle mental é resultado de autodisciplina e hábito. Ou você controla a mente, ou ela o controla. Não há meio-termo. O método mais efetivo para controlar a mente é o hábito de manter-se ocupado, com propósito definido, apoiado em um plano preestabelecido.”

“Quero ficar rico”: um livro para iniciantes

Após todo o embasamento sobre mentalidade financeira, o autor finalmente fala sobre as tão esperadas dicas práticas que levam ao enriquecimento. Sendo assim, ele apresenta quatro passos essenciais para se ter finanças saudáveis e fortes o suficientes e, em seguida, buscar em algo maior, como partir para o mundo dos investimentos. É exatamente nesse ponto que pessoas com mais experiência e conhecimento no assunto podem se decepcionar, pois Seabra aborda esses tópicos de forma bastante superficial, sem trazer uma base de informações mais sólida sobre como proceder.

Diante disso, o livro é uma ótima leitura para quem está dando os primeiros passos em busca da organização financeira e não tem ideia de qual caminho seguir. Ele é um ótimo guia inicial para essas pessoas e traz ensinamentos que servem como base para pesquisas futuras, o que é muito interessante. Afinal, dependendo do caso, uma “bomba” de informações pode não ser tão efetivo quanto uma visão mais abrangente do que é necessário fazer, e é por essa razão que a leitura vale a pena. Mas é importante ressaltar que o leitor não vai saber tudo sobre o tema, como é prometido.

Outro importante aspecto em relação à obra é que ela desmistifica algumas ideias bastante difundidas, como a de que para enriquecer é necessário trocar tempo por dinheiro, justificando a ideia de que a o tamanho da renda é diretamente proporcional às horas de trabalho. O autor mostra que para formar sua fortuna o primeiro passo é buscar alternativas que aumentem as possibilidades de ganhos sem comprometer a qualidade de vida.

“O tempo é seu maior bem. Não troque apenas seu tempo por dinheiro. Afinal, você pode vendê-lo, mas nunca comprá-lo de volta.”

Sobre Rafael Seabra

Rafael Seabra é autor de um dos canais financeiros mais conhecidos e antigos do país, o blog “Quero Ficar Rico”, que está no ar desde 2007. No livro, ele conta que largou a vida de servidor público, na qual tinha estabilidade e um bom salário, para se dedicar ao blog e ter a vida que sempre sonhou, com mais flexibilidade e liberdade financeira (alcançada antes dos 30 anos). Embora essa decisão tenha sido desafiadora no início, ela explica que foi a melhor que pôde tomar naquele momento, pois trouxe grande crescimento e aprendizado para ele. Hoje, Seabra também tem um canal no Youtube, no qual continua dando dicas de finanças e conta com mais de 146 mil inscritos e mais de 5 milhões de visualizações.

Ficou interessado no livro? Então confira mais informações clicando no banner a seguir:

Uma jornalista com um quê de aventureira e que adora escutar histórias.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *